segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Santos perdeu muito ao não vender Neymar

Irresponsável, individualista, mascarado, mimado, etc. Esses adjetivos não eram os que eu e todos os admiradores do futebol bem jogado esperavamos ouvir a respeito de Neymar.
Um garoto que era uma promessa e virou realidade em 3 meses, liderando ao lado de Ganso, Robinho (nem tanto) e André o quarteto "Santástico".
Foram grotescos o palavrões e a falta de respeito de Neymar aos companheiros e torcedores na partida do meio de semana do Santos contra o Atlético de Goiás, mais ainda do bom técnico Dorival Junior e do capitão Edu Dracena.
O respeitado Renê Simões, o sir, foi muito feliz em suas declarações sobre Neymar "Estamos criando um monstro".
Acho eu que falta amadurecimento, o futebol dele é inquestionável, porém sua falta de humildade e companherismo fere o espírito coletivo que move o futebol.
Oras! Pelé não seria Pelé se não fosse Pepe e Garrincha. Ronaldinho sem Deco e Eto'o talvez não seria tão Ronaldinho.
Está na hora de o Santos tomar providências drásticas, pois na minha humilde opinião perdeu muitos e muitos dólares em troca desses dias de turbulência. Pois desse jeito o Santos não chega bem no final do Brasileirão-2010.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasil, meu Brasil brasileiro

Confesso a todos que era esse o Brasil que eu esperava ver no amistoso em Nova Jersei, contra os sempre mecanicos Estados Unidos.

Um futebol alegre de Neymar, com a qualidade do Ganso, a velocidade de Ramires e a segurança de Lucas, David Luis e companhia.

Pato, Robinho, Victor, Thiago, Daniel Alves e André Santos são lideranças e dão segurança aos meninos recém-chegados.

O placar poderia sim ser mais largo, mas o futebol vistoso e eficiente do time de Mano Menezes anima aos amantes do bom futebol.

Não devemos nos encher de esperanças após o dramático fracasso de Dunga, mas que está mais fácil sonhar com tempos melhores para futebol brasileiro, não há duvidas.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Santos é campeão da Copa do Brasil

O Santos de Neymar, Robinho, André e Ganso foi salvo pelo já não tão menino Edu Dracena, que de cabeça marcou o gol do título no Barradão em Vitória (BA).

Longe das atuações históricas como as contra Naviraiense e Guarani, ambas com goleadas estrondosas, o time da Vila Belmiro jogou pro gasto e garantiu o título mesmo com a derrota por 2 a 1 já que o primeiro jogo em Santos o placar foi de 2 a 0 pro time da casa.

O Vitória foi guerreiro e batalhou de forma viril em casa, jogou com a faca nos dentes e viu sua defesa ter muita sorte em não tomar o caminhão de gols que o Santos errou.

Ainda acho que uma final de um jogo só fosse mais justa, porém regulamento é regulamento. Times como Santo André e Paulista provaram que é sim possível derrotar um grande e conquistar o segundo torneio mais importante do Brasil.

Robinho e André já se despedem e rumam a Europa, Ganso e Wesley já tem propostas de Lyon e Benfica, além de Neymar que negocia com o Chealsea. Sem a comissão de frente ficaria díficil o Santos almejar algo para o Brasileiro e para a Libertadores do ano que vem.

Corinthianos, Palmeirenses e Sãopaulinos que se mordam, mas o melhor time dos últimos anos é sim o talentoso Santos de Dorival Júnior e do craque Ganso.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasil no Mundial de Clubes!

Desde o título do Internacional em 2005 o Brasil não emplacava um representante no Mundial de Clubes da FIFA.

São Paulo e Internacional duelarão pelas semifinais da Taça Libertadores da América e que passar terá vaga garantida na competição mundial, pois o Chivas venceu a U. do Chile e é finalista da Libertadores, como é convidado para a competição pela Confederação Sulamericana de Futebol não tem direito a vaga no Mundial mesmo sendo campeão.

E o Chivas chegou ontem a vaga na fina vencendo por 2 x 0 o Universidad do Chile em um grande duelo realizado no estádio Nacional em Santiago no Chile.

Na primeira partida do duelo o Universidad x Chivas, que ocorreu no México, um empate de 1x1.
Miguel Pinto e Mangallón fizeram os gols do time mexicano e calaram as arquibancadas lotadas pela torcida do time da casa.

Agora resta esperar o confronto entre São Paulo e Inter pela vaga na final da Libertadores e também no Mundial Interclubes no fim do ano. Onde, como o Corinthians em 2000, um time brasileiro pode ser campeão mundial sem vencer a Libertadores.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Felipão? Mano? Muricy? Não! O único invicto é PC Gusmão do Vasco

Não é ilusão: O técnico Paulo César Gusmão é o único técnico invicto do Campeonato Brasileiro, e o mais curioso é que ele trocou o então vice-líder Ceará pelo Vasco, que beirava as últimas colocações, durante a pausa da Copa do Mundo. Desconhecido por muitos e notado por poucos, ele tenta levar o time da Colina, que contratou nomes de peso, a posições mais honrosas em 2010.

No Ceará foram 7 rodadas e uma campanha surpreendente do time que voltava a primeira divisão do campeonato esse ano. Cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

Mas na parada, em julho, PC teve uma proposta do Vasco, que perdera o então técnico Celso Roth para o Inter. Segundo ele o coração vascaíno falou mais alto e ele deixou o time do nordeste. Nordeste que de certa forma é bem representado por Ceará, em quarto, e Vitória em 13° e na final da Copa do Brasil, onde enfrenta o Santos na próxima quarta-feira.

No Vasco, Gusmão ainda não teve o mesmo aproveitamento do pré-copa, mas não foi derrotado. Foram duas vitórias e três empates, um deles contra o Flamengo no clássico de ontem no Maracanã.

Discípulo do flamenguista Vanderlei Luxemburgo, PC tenta se manter na elite dos técnicos brasileiros quase sempre fazendo boas campanhas com times pequenos, sem estrutura financeira, mas com padrão de jogo e ofensivos.

Uma hora ele deve perder com ainda inconstante Vasco, que não seja para a sua criatura Ceará que vem alternando bons e maus jogos, mas que impõe respeito, incomoda 3 está entre os times que se classificariam para a Libertadores 2011. Coisa que nem o professor de Gusmão, Vanderlei Luxemburgo, conseguiu até agora no campeonato, onde o seu time, o Atlético-MG ocupa a vice-lanterna.

O tão esperado Derby Paulista

No último domingo (01), o tão aguardado Derby paulista não empolgou. Apenas 25.139 torcedores compareceram ao Pacaembu para assistir o clássico Palmeiras e Corinthians.

A falta de jogadores de posse de bola no meio-campo ficou clara durante a partida nos dois times, onde os razoáveis Lincoln (Palmeiras) e Bruno César (Corinthians), tentavam conduzir os times de forma desordenada ao ataque.

O Corinthians sofreu pela falta de participação dos atacantes e o palmeiras forçou o tempo todo jogadas com Kléber. Ewerton, do Palmeiras, foi autor de dois gols em posição irregular pela correria. O atacante que ostenta a camisa de número 88 não conseguiu se postar de forma regular em nenhuma oportunidade e quando teve a posse da bola só correu, assim como o autor do gol corinthiano Jorge Henrique.

Os dois times de maior rivalidade no estado de São Paulo lutam para dar identidade a seus times e para isto falta muito.

As expectativas pelo já quase inativo Ronaldo e pela incógnita Valdívia não pode dominar os dois clubes. Times de tamanha grandeza não podem se amparar em apenas dois ou três ídolos, e sim montarem dois times competitivos e que joguem de acordo com a grandeza das equipes.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Noite de decisões no futebol brasileiro

Nessa quarta-feira os fãs de futebol têm bons motivos para não sair da frente da televisão. Hoje começa a decisão da Copa do Brasil 2010 onde Vitória e Santos jogam para ser campeões e pela tão sonhada vaga na Copa Libertadores de 2011.

Para o Vitória é o jogo da historia, visto que o time baiano luta para se manter entre os times de médio porte no cenário nacional.

Com o título inédito e improvável o time colocaria o estado da Bahia de novo em evidência e carimbaria uma vaga para os times nordestinos na próxima Libertadores.

O Santos, já batizado de “Dream Team” e “Santástico” luta contra a decadência das últimas rodadas do Brasileirão 2010, que mesmo tendo vencido o time do São Paulo não tem apresentado o mesmo futebol do 1° semestre.

Mas se vencer premia o bom trabalho do técnico Dorival Júnior a frente do Santos dos garotos Neymar e Ganso.


Libertadores

O Internacional de Porto Alegre recebe o São Paulo hoje ás 20h50, no estádio Beira-Rio. Quem passar as finais pegará o vencedor de Chivas (MEX) e La U (CHI) que na última terça-feira no México empataram em 1x1, deixando os chilenos com a vantagem de decidir o jogo em casa.

O jogo no Sul, cheio de história, promete esquentar o cenário do futebol brasileiro relembrando a edição conquistada pelo time gaúcho.

Personagens não faltam. Rogério Ceni, Fernandão, Rafael Sóbis e Tinga, estavam na decisão, o último inclusive foi expulso.

O Internacional parece ter esquecido o 1° semestre conturbado quando era dirigido pelo técnico Jorge Fossati, quando foi derrotado na final do Gaúchão para o Grêmio.

O São Paulo vem em franca queda no Brasileirão, depois da Copa do Mundo o meia Hernandes e sua trupe não conseguiram fazer um bom jogo, o último inclusive foi o clássico perdido pelo Santos.

A rixa e o sentimento de revanche deve sim ir a campo essa noite e com esse tempero a mais a promessa é de um ótimo jogo, em uma temporada que só o Santos empolgou os amantes do bom futebol. 

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mano: "Posso te convocar?" Jogador: "Não"

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, disse ontem em entrevista que um jogador que disputou a última Copa do Mundo, negou a convocação.Julio César? Kaká? Luis Fabiano? Maicon? - Não se sabe.

Mano ligou para todos o jogadores que jogam na Europa para saber das condições físicas, sabendo que os atletas estão ainda em pré-temporada.

Essa não é a primeira vez que um jogador nega a convocação. Dida em 2006, pediu dispensa, alegando que seu tempo com a amerelinha já havia passado.

O bom lateral-esquerdo Serginho, que jogou por quase uma década no Milan, escreveu uma carta para a CBF pedindo para não ser mais convocado, visto que disputava posição com o titular e até então incontestável Roberto Carlos.

O ídolo Julinho Botelho (Palmeiras), se recusou a jogar a Copa de 1958, onde deu espaço para o jovem Garrincha. Romário (Vasco) teria pedido para não jogar a Copa América de 2001, e por isso conquistou a antipatia do então técnico Luis Felipe Scolari.

Não acho que seja o fim do mundo, o fato de um jogador que está em pré-temporada negue uma convocação. Claro que este já larga atrás dos demais por uma vaga no time na Copa de 2014.

A Convocação
A convocação de jogadores inexperientes e de menos "grife" lembra, em partes, a primeira convocação de Dunga, que contemplou apenas jogadores que pudessem disputar as próximas competições com uma idade razoável. Porém chegamos a Copa da África com a maior média de idade entre as seleções.

Jogadores como Jonatas (Flamengo), Wagner (Cruzeiro), Morais (Vasco), Dudu Cearense (CSKA) e Daniel Carvalho (CSKA), desapareceram do mapa do futebol antes da Copa América de 2007.

Ao contrário de Dunga, Mano Menezes promete "jogar" para a torcida. Convocação como a do quarteto do Santos: André, Ganso, Robinho e Neymar, atende aos clamores populares que o antigo técnico não atendeu.

Espero, que de fato, o novo técnico consiga fazer a renovação, mas não de atender os pedidos da imprensa e do povo e sim com o time ofensivo (o que não é a marca de Mano) e alegre.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

1ª do Mano...

Goleiros
Victor (Grêmio)
Jeferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Zagueiros
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing)
Réver (Atlético Mineiro)
Thiago Silva (Milan)
Laterais
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madri)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Ferner)
Volante
Sandro (Inter)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Ramires (Benfica)
Meia
Carlos Eduardo (Hoffenhein)
Ederson (Lyon)
Ganso (Santos)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos/Dinamo de Kiev)
Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)

Rodada magra no Brasileirão 2010

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2010 passou longe de ser emocionante. Foram apenas 16 gols em 10 jogos, média de 1,6 gols por partida. E chatos três empates por 0 a 0.

Destaque apenas para o novamente líder Corinthians, que venceu o Guarani e viu a despedida de Mano Menezes, que ruma a Seleção Brasileira.

Fluminense e Botafogo fizeram um jogo tenso, com faltas duras e discussões, e o empate teve um gosto de derrota para o Flu, que após negar o posto de técnico da Seleção a Muricy, viu o Corinthians assumir a ponta.

Os Gaúchos vivem situações totalmente diferentes. Mesmo não jogando bem o Internacional venceu o Flamengo e chegou aos 19 pontos e está na zona de classificação para a Libertadores, já o Grêmio apenas empatou com o Cruzeiro e amarga a 18ª posição com apenas 11 pontos. O mineiro Atlético teve dois homens expulsos e não saiu do zero com o competente Avaí e amarga a zona de rebaixamento.

Em Presidente Prudente o Vitória arrancou um zero a zero contra o Grêmio local. 


Na colina o Vasco venceu o lanterna Atlético-GO e respira fora do Z-4, e seu técnico PC Gusmão é o único invicto do Brasileirão 2010.

Em Fortaleza o Palmeiras de Felipão ainda não mostrou para que veio no campeonato e ocupa a 10ª posição e está a dois pontos da zona de rebaixamento. Curiosamente o 5º colocado, o Avaí, tem apenas 4 pontos a mais que o primeiro integrante da zona de rebaixamento.

Surpresa mesmo apenas pelo 3º posto ocupado pelo valente Ceará que só não venceu o Palmeiras devido a uma grande atuação do goleiro Deola, reserva de Marcos.

Nos clássicos, o SanSão foi ofuscado pelas futuras disputas de São Paulo e Santos pelas Copas Libertadores e do Brasil respectivamente, e com times recheados de reservas viram uma vitória magra dos Meninos da Vila.

O único visitante que saiu vitorioso foi o Atlético-PR, que bateu o Goiás no Serra Dourada e ao contrário dos xarás de Minas e de Goiás, não ocupa a zona de rebaixamento.

O Brasileirão 2010 dá uma parada durante a semana devido a final da Copa do Brasil entre Santos e Vitória, e da semifinal da Libertadores entre Internacional e São Paulo.

No próximo fim de semana os clássicos Palmeiras x Corinthians, o GreNal e Atlético-MG x Cruzeiro devem apimentar a 12ª rodada.

domingo, 25 de julho de 2010

Uma “jogada esperta” da Ferrari e a credibilidade da Fórmula 1 mais uma vez em xeque

Neste domingo, 25 de julho de 2010, durante a 49ª volta do Grande Prêmio da Alemanha, no autódromo de Hockenheim, a principal fórmula automobilística do planeta viu novamente sua credibilidade cair por terra.

Felipe Massa deixou o companheiro Fernando Alonso ultrapassa-lo ao ouvir pelo rádio seu engenheiro enunciar a seguinte frase: “Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu essa mensagem?”.

Instantaneamente, veio à cabeça de todos os brasileiros as dezenas de “patotadas” da escuderia italiana na época que Rubens Barrichello era companheiro do piloto alemão Michael Schumacher.


Ações que escancaram a falta de competitividade entre pilotos de mais e menos grife na Fórmula 1, como no caso “Rubinho” e do heptacampeão Michael Schumacher.

Dupla famosa pela forma com que Barrichello entregou a corrida nos últimos metros ao companheiro no GP da Áustria em 2002. Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gdzu-fqrWxQ

Felipe Massa, preferiu não comentar o caso, e de forma irônica respondeu os questionamentos da imprensa mundial sobre o fato: “Não preciso dizer nada sobre isso”.

A ultrapassagem ‘mandrake’ só atrapalha o péssimo ano da Ferrari, que amarga apenas a 3ª posição no Mundial de Construtores, e tira o peso que a Red Bull Racing tinha nas costas, após as seguidas rixas entre Sebastian Vettel e Mark Webber.


Alonso, que com essa “vitória” chegou apenas à 5ª colocação, parece ser o novo “Schumacher” da escuderia italiana que após a corrida foi multada em US$ 100 mil, e será julgada em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo.


Penso que se o conselho e a FIA não tomarem uma decisão severa a respeito do acontecido, a credibilidade da categoria, fica sim em xeque.

Classificação do Mundial de Pilotos da F-1 2010:
1.      Lewis Hamilton (McLaren) 157 pontos
2.      Jenson Button (McLaren) 143 pontos
3.      Mark Webber (RBR) 136 pontos
4.      Sebastian Vettel (RBR) 136 pontos
5.      Fernando Alonso (Ferrari) 123 pontos
8.      Felipe Massa (Ferrari) 85 pontos
11. Rubens Barrichello (Willians) 29 pontos
21. Lucas di Grassi (Virgin) 00 pontos
23. Bruno Senna (Hispania) 00 pontos

sábado, 24 de julho de 2010

A escolha da CBF foi por “perfil”, assim como foi a de Dunga






Convenhamos que a escolha de Mano Menezes, assim como a de Muricy Ramalho, não era seguida por clamores populares como seria a de Luis Felipe Scolari.

Porém, mantém sim, o critério monogâmico (por não se dividir entre seleção e clube). E mostra que o chamado “perfil” vale muito mais do que o currículo.

Luxemburgo acumula dezenas de títulos estaduais, nacionais, não internacionais. Porém conquistas importantes com times consagra dos como Corinthians, Santos, Palmeiras e Cruzeiro (esse em 2003 um time espetacular).

Felipão, é sim um fora de série, mas voltou para o Palmeiras, mais por estar afim de se reerguer, do que para reerguer o time do Palestra Itália. Além de fugir da “fria” que seria dirigir e talvez perder com a Seleção Brasileira uma Copa do Mundo em casa em 2014 e perder seu prestígio. Mas com títulos importantes, como a tão sonhada libertadores, e o nosso pentacampeonato em 2002.

Muricy dispensa comentários. Como diria o mestre Clóvis de Oliveira, “tetra-campeão” brasileiro, pelo quase título de 2005 e logo depois três consecutivos com o São Paulo Futebol Clube.

Além do folclórico Joel Santana, do técnico-técnico Antônio Lopes, e dos competentíssimos e multi-campeões, porém sem grife, Paulo Autuori e Abel Braga, dois vitoriosos.

Mas não se encaixam, no perfil desejado pelo Imperador Ricardo Teixeira, presidente da CBF. E sim Mano Menezes que venceu dois brasileiros, mas da Série B, que não são nem sombra do que é um campeonato Nacional.

Engrandecido pela mídia paulista, como foram Joel Santana pela Carioca e Adilson Batista pela mineira, Mano Menezes é um profissional inteligente, porém apenas normal.

Mano não conseguiu a tão sonhada Libertadores pelo S.C. Corinthians Paulista, mesmo com todos os nomes que pediu contratados. Não titubeou quando o irregular Souza era opção e dispensou o competentíssimo e já identificado Herrera no início de 2009.

Além de ter sido massacrado pelo Boca Juniors de Riquelme e Palermo, que desde aquele feito sucumbe em todas as competições disputadas na Argentina e na América do Sul.

Torçamos sim para que Mano Menezes, escolhido por perfil assim como Dunga foi, ter mais sucesso e ouvir os clamores e não se irritar como seu conterrâneo Gaúcho. E que o conterrâneo copiado seja Luis Felipe Scolari.